A existência de consumidores cada vez mais exigentes contribuiu para um grande avanço tecnológico na área alimentícia, que se viu obrigada a se atualizar e diversificar ainda mais seus produtos. Assim, empresas que queriam ampliar seus negócios e estar à frente da concorrência passaram a buscar por qualidade.
Dessa forma , a análise sensorial surge como uma ferramenta de grande importância para a indústria alimentícia, visto que por meio dela é possível alcançar o alto padrão de excelência exigido pelo novo mercado.
A análise sensorial é uma ferramenta que permite analisar diversos parâmetros de qualidade de alimentos. Ela consiste em uma pesquisa que busca compreender como os cinco sentidos humanos (ou seja, visão, olfato, tato, paladar e audição) são elementos determinantes para a aceitação do consumidor.
Ela tem como objetivo entender não apenas o que o público deseja, mas também os motivos pelos quais os sentidos definem as escolhas e de que forma isso acontece.
A aparência de um produto, por exemplo, é um fator determinante para sua escolha, já que a cor, a forma e a embalagem são o que atraem em um primeiro momento. Logo, um produto com boa aparência e uma embalagem diferenciada irá gerar mais desejo no consumidor do que aquele sem graça e que está com a cor feia e amassado, não é mesmo?!
Além disso, a análise sensorial também pode ser aplicada na indústria de alimentos com outros objetivos e finalidades, como: melhoria de um produto já existente, competição de mercado, estabelecimento de padrões, testes de qualidade, classificação de produtos, entre outros. Todos estes fazem com que a empresa seja melhor qualificada pelo mercado e pelos consumidores que buscarão ainda mais por estes produtos.
Portanto, se você quer fazer parte desse grupo de empresas que trabalham com produtos de alto padrão e desejo, entre em contato para realizar o serviço conosco!