Em todos os estágios da vida humana produzimos resíduos, o descarte inadequado de efluentes é um problema que afeta o desenvolvimento urbano, bem como o avanço industrial das empresas que utilizam recursos naturais para produção de bens e serviços. Os efluentes industriais são um dos maiores responsáveis por danificar o meio ambiente. Isso acontece devido a presença de produtos químicos, metais e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais de onde são descartados.

Portanto, o descarte incorreto desses efluentes, alteram tanto as características do solo e da água, podendo ocorrer a poluição e/ou contaminação. A poluição se dá quando esses efluentes modificam o aspecto estético, a composição, cor, turbidez ou a forma do meio físico. Outra consequência que vale ressaltar é a contaminação da água subterrânea, o descarte incorreto dos efluentes caracterizam-se como uma das principais fontes da contaminação das águas subterrâneas, provenientes de indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas e alimentícias, pois podem escoar para o solo causando a sua contaminação. Isso sem contar que o consumo de águas contaminadas, podem causar graves doenças, como hepatites, cólera, diarreia e levar até mesmo à morte.

O descarte incorreto dos efluentes trata-se de um crime ambiental. Existem legislações que asseguram o descarte correto, assim como punem os incorretos.
As normas que regulamentam o tratamento de efluentes estão na NBR 13.969/97 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e a resolução N.º 430 do CONAMA, que estabelece os parâmetros, padrões e diretrizes da gestão do lançamento de efluentes em águas receptoras. A Lei dos crimes ambientais, penaliza a pessoa jurídica, podendo liquidar a empresa e resultar em multas. Há também a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, na qual, o poluidor é obrigado a indenizar o Ministério Público pelos danos ambientais que causou, além do infrator está sujeito a penas como a prisão.

Com isso, nós da Avanço Projetos & Consultoria podemos lhe auxiliar com o nosso serviço, Análise de Efluentes. Por meio de análises laboratoriais, determinando assim o destino correto ao tratamento e a disposição final dos resíduos líquidos. Evitando assim possíveis transtornos e salvando o meio ambiente.