Um estudo realizado pela Tetra Park Index no ano de 2020 revelou que “mais de 50% dos consumidores não só acreditam que a responsabilidade de melhorar a segurança alimentar cabe aos fabricantes, como também consideram que a segurança alimentar é o principal problema que as empresas têm de resolver de forma mais urgente, agora e no futuro.” Isto posto, a implementação do serviço de Boas Práticas de Fabricação (BPF) é de suma importância para aqueles que prezam pela segurança e qualidade de seus produtos.
No entanto, como o BPF poderia qualificar e assegurar tais quesitos? Primordialmente, o intuito é minimizar os riscos na fabricação de produtos, sendo elas contaminação cruzada e problemas na produção, por exemplo. Além disso, regularizam, em sua totalidade, todos os pormenores da fabricação, desde o recebimento de matérias-primas, instalações e equipamentos utilizados, para mais, a capacitação de todos os colaboradores.
Á vista disso, as Boas Práticas envolve uma série de normas que quando aplicadas na cadeia produtiva, através do Manual de Boas Práticas, Procedimento Operacional Padrão e Capacitação das Boas Práticas, embasadas nas legislações vigentes por meio da RDC n° 275/2002, Portaria MS N° 1.428/93 e quesitos exigidos pela ANVISA, garantem a padronização e, por consequência, a qualidade e o aumento da vida útil dos seus produtos, a redução de custos e um ambiente de trabalho limpo e seguro, além da melhoria da imagem do seu estabelecimento diante dos consumidores, trazendo maior competitividade ao mercado, fidelizando sua clientela.
Ao contratar o serviço de BPF, você receberá o Manual de Boas Práticas, um documento contendo um conjunto de informações sobre o estabelecimento, processo produtivo e demais atividades do empreendimento; os Procedimentos Operacionais Padronizados, que são documentos que listam instruções a serem seguidas pelos colaboradores do estabelecimento, e a Capacitação de boas práticas, a qual é dado um treinamento aos colaboradores a respeito dos tópicos abordados nos documentos acima.
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